Audiência debate transporte público da cidade

A Câmara Municipal do Moreno realizou no último dia 13, uma audiência pública com representantes do legislativo, da prefeitura, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e da Operadora de ônibus Borborema. Junto com o público que estava presente, e que lotou o plenário da câmara, debateram a atual situação do transporte público na cidade.

Como era de se esperar, o representante da Borborema, Geraldo Magela, foi o principal alvo dos questionamentos do público. Entre os questionamentos levantados estava a redução da frota, a idade média dos ônibus, o intervalo entre um coletivo e outro e a conservação deles. Ainda foi exibido um vídeo que mostrava a lotação dos ônibus em horário de pico. As resposta de Magela foram de certa forma evasivas, já que ora colocava a culpa na EMTU e ora culpava a situação de algumas estradas, o que justificava as mudanças na linda Conceição.

Essa estratégia do representante da Borborema acabou deixando ainda mais irritado o público presente na audiência. Alguns chegaram a se exaltar e tiveram que ser contidos pela presidente da câmara, Jane Mendonça, que solicitou diversas vezes que os presentes se comportassem. Até o prefeito Edvard e o presidente da EMTU, Dilson Peixoto, sofreram com as perguntas. O momento mais desconfortável para Dilson foi quando um presente questionou sobre a portaria que ele tinha editado e que desobrigava as empresas de ônibus a pagarem o seguro de acidentes. E que dias depois, por pressão popular, voltou atrás.

Bem, na verdade fica agora expectativa de que essa audiência traga frutos e melhorias no sistema de transporte coletivo de Moreno. Pelo menos os responsáveis (Borborema, EMTU e prefeitura) ouviram as reclamações dos usuários desse tipo de transporte.

Publicado por Leonardo Rodrigo na data de 14/03/2007 às 00:26 e impresso na data de 22/11/2024.