Secretaria monitora e avalia o Plano Municipal de Educação

A Secretaria de Educação (SEDUC) reuniu-se com a equipe nesta quinta-feira (25.05) para avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME), por uma melhoria na qualidade do aprendizado dos alunos da rede municipal de ensino.

Na elaboração do plano anual da educação para os quatro anos, foram apresentados a Lei de Diretrizes Orçamentais (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano de Ações Articuladas (PAR). "Essa reunião é extrema importância para o nosso Plano Municipal de Educação (PME), estamos discutindo as metas e armando estratégias para que a educação no nosso município venha a alavancar", afirma o secretário de Educação, Valfrido Costa.

Na reunião, foi debatida a importância de ampliar a educação infantil na pré-escola, com creches atingindo 50% das crianças de até três anos. No ensino fundamental, garantir que 95% dos jovens de nove a quatorze anos concluam os nove anos de ensino fundamental, na idade recomendada. Além disso, elevar 85% de matrículas no ensino médio para toda população de quinze a dezessete anos.

As discussões giraram em torno de garantir o sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas e serviços especializados, fazendo com que a população de quatro a dezessete anos com deficiência tenha acesso à educação básica. "Nosso objetivo é fazer com que a qualidade de ensino do nosso município eleve, precisamos preparar nossos alunos, para que eles possam ter uma boa base e formação", afirma o gerente administrativo, Gustavo Ribeiro.

Uma das ações da Secretaria de Educação é alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental e oferecer educação integral em no mínimo 50% das escolas públicas, atendendo 25% dos alunos da educação básica.

A Prefeitura trabalha para oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional, triplicando as matrículas da educação profissional técnica de nível médio. "Verificamos erros gravíssimos, onde alunos do nono ano estavam saindo da rede municipal semianalfabetos, sabendo apenas ler, mas sem interpretar nem o que estão lendo", explica o gerente administrativo, Gustavo Ribeiro.

Publicado por Assessoria de Imprensa - Prefeitura do Moreno na data de 26/05/2017 às 09:06 e impresso na data de 20/04/2024.