Moreno agora faz parte do Mapa do Turismo de PE

A cidade do Moreno entrou no Mapa do Turismo de Pernambuco junto com outros 48 novos municípios. De acordo com o Ministério de Turismo, neste ano, 103 cidades foram registradas com vocação turística, sendo distribuídas em 16 regiões. O levantamento do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado na última quinta-feira (14/9).

O município foi inserido na região de serras e artes de Pernambuco, na categoria D. Segundo o gerente de Turismo da Prefeitura do Moreno, Eduardo Maranhão, essa categoria não possui um fluxo turístico nacional e internacional expressivo, porém possui um papel importante no fluxo turístico regional e precisa de apoio para a geração e formalização de empregos em estabelecimentos de hospedagem. "A inclusão de Moreno no mapa de regionalização de turismo é a possibilidade que nós temos de mais um ministério que vamos poder fazer captação de recursos para estruturar não só o turismo, mas alguns equipamentos no Município", explicou Eduardo Maranhão.

Eduardo Maranhão destacou também a implantação de novas culturas na cidade, utilizando os equipamentos existentes. "Nós temos um projeto que é a requalificação do mercado público de Bonança, caraterizado como turismo de negócios. Também queremos incluir o mercado público de Moreno, que é um prédio secular, com uma estrutura linda e que podemos copiar projetos que deram certo em outros municípios onde possuem eventos periódicos, movimentando o turismo na cidade", disse Maranhão.

Um ponto que será trabalhado em Moreno é o turismo sem pernoite, afinal, o Município possui apenas um hotel. O fato contribuiu na categoria D do Mapa do Turismo Brasileiro. “Hoje em dia o turismo não é mais caracterizado como antigamente onde dizia que uma viagem turística quando a pessoa pernoitava, ficava mais de 24 horas no local. Hoje já existem estudos que o turismo basta você se deslocar da sua localidade e ir curtir ou passar um dia aproveitando o que outras localidades têm a oferecer”, afirma o gerente de Turismo.

Novos projetos também serão implantados em Moreno, com objetivo de mostrar a cidade e sua história. “Vamos começar a criar uma rota do açúcar e seus casarões, afinal temos o segundo maior engenho de cana de açúcar do Brasil, por isso temos que aproveitar essas riquezas para fazermos um bom trabalho turístico no município”, concluiu Eduardo Maranhão.

Publicado por Assessoria de Imprensa - Prefeitura do Moreno na data de 20/09/2017 às 14:16 e impresso na data de 28/03/2024.