Música clássica sobe ao altar

O local escolhido não poderia ser melhor. A Igreja Matriz de Moreno. Que alias foi o mesmo palco da temporada do ano passado, quando a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música esteve na cidade pela primeira vez. A acústica do lugar ajudou muito no envolvimento das músicas e sons executados durante a apresentação, e as mais de 400 pessoas presentes puderam desfrutar a melodia de cada instrumento, de cada naipe, de cada nota.

A noite começou com a primeira apresentação pública do coral Magnífica. O grupo faz parte da paróquia e tem como maestrina Ceiça Moreno. Antes dos primeiros tons, padre Maurício, que é um dos responsáveis pelo coral, falou da criação e dos três meses de preparo de seus 40 integrantes. É a primeira vez que a paróquia tem esse tipo de coral polifônico, que compreende os quatro naipes (Soprano, Contralto, Tenor e Baixo). A apresentação durou pouco mais de meia hora. Nesse tempo cantaram músicas francesas com arranjo para quatro vozes, o Trem e finalizaram com Magnífica.

Logo depois, foi a vez da Orquestra e seus mais de 70 músicos tomar conta da nave da igreja. A Orquetra Sinfônica Jovem é um projeto que há três anos visita cidades do interior e várias capitais do nordeste, e tem dois objetivos: formar jovens instrumentistas e um criar um público apreciador da música clássica. Foi assim que seu regente, José Renato Accioly, apresentou a orquestra aos presentes. No repertório composições de Verdi, Bach, Haydn e Mozart. Mesmo para aqueles que não conheciam nada de música clássica, era difícil não se emocionar com as músicas. O envolvimento criado pela acústica da igreja dava a sensação de que estávamos no meio dos músicos.

Enfim, foram 90 minutos de uma belíssima apresentação, um momento cultural gratificante, como disse o regente. Uma nova apresentação da orquestra poderá acontecer na cidade nos próximos meses. Até lá, quem quiser conferir novamente o trabalho da orquestra, no próximo dia 29 ela estará se apresentando no Teatro Santa Isabel às 20h.

Publicado por Leonardo Rodrigo na data de 23/09/2008 às 22:14 e impresso na data de 21/11/2024.