Conjunto habitacional é ocupado em Moreno

Pelo menos 87 unidades residenciais construídas no Loteamento Conceição foram ocupados por moradores da área ribeirinha do Rio Jaboatão. O medo de que as águas subissem e invadissem as casas foram o motivo do movimento.

Muitos sofreram com cheia de 2005 e não queriam ver o pesadelo se repetir na madrugada da quinta, dia 5. Segundo eles, naquele momento chovia muito e nível do rio estava alto. Foi quando decidiram invadir o conjunto que foi construído na comunidade.

As unidades são resultado de repasse federal para um projeto de urbanização da comunidade. Além das casas, foram feitas as obras de saneamento e espaço para lazer, com entrega esta prevista para o próximo dia 15.

Silvana Lopes, presidente do bairro de Nossa Senhora da Conceição, informou que várias pessoas foram à sua casa durante a madrugada assustadas com o nível do rio. "Viemos para cá por medida de segurança e de precaução. Sabemos que o conjunto esta em fase de acabamento e com previsão de entrega nos próximos dias, mas isso foi decisão da população ocupar os imóveis" afirmou Silvana.

O secretário de desenvolvimento urbano e meio ambiente, Marcelo André, esteve no local e conversou com os ocupantes. Marcelo pediu as pessoas que deixassem o local logo assim que o nível do rio baixar. Pois nos próximos dias haverá uma vistoria no local que dará autorização para a entrega das casas.

"Esse conjunto é destinado às famílias que tiveram suas casas destruídas nas cheias que atingiram a cidade nos últimos anos. Outros beneficiados são aqueles que moram em área de risco. Aquelas que não foram cadastradas irão preencher um formulário e de acordo com a necessidade, serão beneficiados nas próximas obras" informou o secretário.

De acordo com ele, Moreno vai receber mais 500 casas do programa Minha Casa, Minha Vida. Apenas pessoas cadastradas é que serão beneficiadas pelo programa. Esse cadastro é acompanhado por uma comissão da Caixa Econômica Federal, que aprova, ou não, o perfil do cadastrado.

Publicado por Leonardo Rodrigo na data de 05/05/2011 às 15:55 e impresso na data de 23/11/2024.