Câmara aprova projeto que garante UPA para Moreno

A Câmara Municipal do Moreno aprovou na manhã da terça, dia 19, o projeto que dará ao município um aporte de R$ 1,4 milhão para construção da sua Unidade de Pronto Atendimento, mais conhecida como UPA. O novo empreendimento deverá ficar onde hoje é localizada a Policlínica Beiró Uchôa.

Apesar de Moreno não ter mais de 100 mil habitantes, um pré-requisito para a construção das grandes UPAs que vemos em cidades vizinhas, a unidade que será implantada na cidade será a de nível 1, ou seja, ela não irá oferecer todos os serviços da mais completa, que é a nível 3. Não foi divulgado um prazo para o inicio das obras, mas isso deve acontecer ainda esse ano.

Durante a discussão do projeto, o presidente da casa, Pedro Mesquita (PMDB), se defendeu das acusações de que estaria travando a votação do documento. Segundo ele, o texto teria chegado na casa no dia 8 de maio, mas por conta de um erro nos valores, ele teve que ser devolvido à prefeitura.

Ao retornar a Câmara, o projeto teve que seguir para as comissões competentes para analisá-lo e darem seus respectivos pareceres. Só assim é que o documento pode ir para a pauta de votações dos vereadores. "Nós temos a responsabilidade de votar aquilo que seja importante para o município!" exclamou Pedro.

O vereador Givaldo Gonçalo (PPS) reforçou a denúncia de seu colega Manoel Bizarro (PPL) de que a votação desse projeto teria sido travada mesmo. "Tem que ter responsabilidade sim! Pois é um projeto para o bem maior que poderia ter sido aprovada na última reunião (14/6) mas não tinha quórum. Alias, tinha vereador na casa, mas ausente no plenário" denunciou.

Por fim, todos os vereadores, exceto Irapuã Neves (PP) que não compareceu a reunião, aprovaram o projeto. E a pedido de Marcelo Bruno (PHS) o documento foi encaminhado urgentemente para que o município não perdesse o risco de ficar sem a verba. Já que o prazo acabava justamente no dia desta reunião.

A secretaria de saúde deve divulgar nos próximos dias mais informações sobre a implantação da UPA em Moreno. Assim que tivermos novidades iremos divulgar aqui.

Nota - Estranhamente vi na reunião da Câmara Municipal do Moreno do dia 19/6 vários ataques de alguns parlamentares a imprensa local. Especificamente ao site leoecia.com e aos colegas do MorenoPE.com. A causa da indignação deles foi por conta da denúncia publicada nos dois veículos de que o presidente da Câmara estaria travando, ou melhor, engavetando o projeto da UPA para a cidade.

A estratégia montada por eles foi o ataque, principalmente ao site que administro. Inclusive com uma tentativa de intimidação por parte do vereador Pedro Mesquita ao falar do Cotonifício Moreno. O que eu digo é que ele tem sim que fazer seu trabalho de vereador e usar a prerrogativa de sua função para obter as informações que quiser. Pena é que levou quase dois mandatos na Câmara para achar que tal assunto é importante hoje para o município.

Já Marcelo Bruno afirmou que o trabalho dos dois sites citados anteriormente não mereciam o menor respeito. Que ele iria se sentir envergonhado se tivesse lido a matéria publicada. O nobre parlamentar pode achar o que quiser, mas querer rebaixar o trabalho da imprensa local que ultimamente tem levado notícias aos morenenses é no mínimo ferir o principio básico o acesso à informação. Coisas que alguns de nossos políticos fazem questão de ocultar.

Adilson Wanderley afirmou que as denúncias publicadas foram frutos de uma política mesquinha e mentirosa. O vereador reclamou que só sairia notícias "ruins" sobre ele e que nenhum de seus projetos teria sido publicado, citando até um deles: A lei que obriga os carros da saúde a não usar películas em seus vidros. Para que todos possam ver quem anda neles. Uma lei importantíssima para a cidade.

Acima de qualquer coisa, reintero o compromisso de contribuir na propagação das informações necessárias e importantes para a cidade. E justamente isso que faço frente ao site nos últimos sete anos, desde quando esse trabalho começou a ficar popular. O reconhecimento disso pode ser visto na quantidade de acessos que vem crescendo a cada mês e a participação dos internautas nos debates e sugestões publicados no leoecia.com.

Publicado por Leonardo Rodrigo na data de 20/06/2012 às 20:58 e impresso na data de 21/11/2024.