Polêmica da praça continua

Data: 11/05/2008 | Hora: 11:00 | Por: Leonardo Rodrigo


Fechada para reforma desde o final de março, a Praça da Bandeira, que fica no centro da cidade, tem sido o principal tema de debates pela cidade e internet. Como não poderia se diferente, grupos político entraram na roda fazendo acusações uns aos outros. Sempre apontando os problemas, nunca as soluções. O fato aqui é a reforma de um espaço público. O que está sendo feito? O que vai mudar? O que será acrescentado? E o que ainda poderia ser alterado? São perguntas que não foram respondidas nos debates.

Diante de tanta polêmica, solicitei à prefeitura mais informações sobre as intervenções no local. No dia seguinte, recebi um e-mail contendo os dados solicitados, que está sendo reproduzido a seguir. As referidas imagens encontrá-se logo abaixo desse texto.

Praça da Bandeira: obra respeita história e meio ambiente

A Praça da Bandeira voltará a ser um dos mais belos e agradáveis espaços de lazer do morenense, graças ao projeto de recuperação que está sendo executado pela Prefeitura Municipal.

A AÇÃO NÃO DESCARACTERIZA A HISTÓRIA DO LOCAL, NEM DESRESPEITA O MEIO AMBIENTE.

ENTENDA O PROJETO DE RECUPERAÇÃO DA PRAÇA DA BANDEIRA:

- O traçado em cruz, presente no projeto original, voltará a existir. A cruz havia sido descaracterizada em obras anteriores por uma saída extra que dava acesso ao Société Esporte Clube. Veja na Ilustração: ARQUIVO 1

- A área verde será totalmente valorizada. As grades de ferro que protegiam os jardins serão substituídas por uma cerca viva. Para isso, vão ser plantados 2.400 pequenos arbustos.

- Apenas quatro árvores precisaram ser retiradas, mas a operação será plenamente compensada com o plantio de quatro novas árvores de espécie de grande porte em outros locais do perímetro da praça (as mudas já terão tamanho de médio porte).

- O pinheiro foi retirado por questão de segurança a pedido da própria população, porque na avaliação do povo oferecia risco de cair.

- Será instalado um novo sistema de iluminação para dar melhores condições de segurança à praça.

- O tradicional coreto não vai ser retirado, pelo contrário, será recuperado.

- A parte central da praça terá dois grandes círculos no piso (com bancos no entorno). Um círculo foi acrescentado para ser um novo espaço de convivência e de eventos.

- O piso de pedras portuguesas (não presente no projeto original) será substituído por pedras Itacolomy, que oferecem maior segurança e conforto para pedestres, principalmente para usuários de cadeiras de rodas (tendência adotada por grandes cidades do Brasil). Além disso, haverá rampas de acesso para cadeirantes nas entradas e nas esquinas da praça.

- A praça ganhará uma fonte com iluminação especial e um novo monumento à bandeira municipal.

- Serão instalados 10 novos bancos com acabamento em granito (destaque para os dois bancos em "L" na entrada principal e para os quatro bancos em formato circular ao redor dos círculos centrais da praça).

VEJA COMO A PRAÇA DA BANDEIRA VAI FICAR NA ILUSTRAÇÃO: ARQUIVO 2

Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.