Vitória incontestável

Data: 06/10/2008 | Hora: 00:54 | Por: Leonardo Rodrigo


Finalmente chegou ao final uma das mais tumultuadas campanhas que Moreno já viu. De um lado Edvard, do outro Vavá. Antigos aliados que se transformaram em ferenhos adversários. E o ápice dessa disputa se deu nesta campanha, que se viu quase tudo. Mas o final deu Edvard com uma vitória de 6.857 votos de diferença. Até então o prefeito reeleito não tinha engolido a derrota em 2000 para Vavá por apenas 246 votos. Agora, Edvard deve estar de alma lavada.

Nem um batalhão de políticos que tinha no painel de seu comitê, foi capaz de alavancar a campanha de Vavá. Para piorar, nesses três meses que antecederam as eleições, alguns episódios terminaram prejudicando o candidato. A confusão na igreja, por exemplo. Além, é claro, dele sempre querer colocar o Cotonifício Moreno como carro chefe de campanha. Isso colava antes, agora parece que não cola mais. O futuro político é incerto, mas essa derrota foi um grande tombo para Vavá. Provavelmente, ele deverá pegar um arrego na prefeitura de Jaboatão, onde seu aliado, Elias Gomes, foi eleito.

Jane Mendonça se não tivesse entrado nesse barco, possivelmente seria reeleita para a Câmara Municipal, e teria quatro anos para lançar seu nome à prefeitura da cidade. Agora, terá que ser a Fênix, e renascer das cinzas.

Alfredo Costa mesmo ficando em terceiro, mostrou que tem força e pode ser um grande nome para 2012. Ele seguiu com sua campanha mesmo tendo sido abandonado por alguns de seus companheiros e chegou aos 14% dos votos.

Tenho fé que a Câmara Municipal funcione de verdade a partir de 2009. Afinal, 70% de suas cadeiras terão novos ocupantes a partir do dia 1º de janeiro. Os antigos, como Alberes Félix, Ana Matos e o jurássico Eli Mota estão fora. Esses três vereadores estavam envolvidos no caso do Projeto Habitar Brasil/PAC. Outros vereadores que não estavam envolvidos nesse episódio, mas mesmo assim perderam seus mandatos foram: Zinho, Irapoan e o Irmão Zé do Ônibus.

O leoecia.com acompanhou todo o processo eleitoral de Moreno nesse domingo. Desde a votação dos candidatos à apuração dos votos. Foi bastante gratificante participar de forma tão ativa de uma eleição. Mas o nosso trabalho não se limitou apenas a internet. Em parceria com o cartório eleitoral do município, disponibilizamos um telão na Praça da Bandeira, onde uma multidão acompanhava a apuração dos votos.

Não poderia deixar de falar do trabalho do pessoal do cartório, que de maneira ágil e responsável, terminou em tempo recorde a apuração dos votos. Moreno, foi uma das primeiras cidades do estado a conhecer seus eleitos. Quero deixar meus agradecimento a todos do eleitoral, que deram a maior força no nosso trabalho.

Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.