Milhares reafirmam sua fé na padroeira

Data: 09/12/2008 | Hora: 02:34 | Por: Leonardo Rodrigo


Demonstrações de fé e gratidão. Esses gestos eram observados naqueles que participavam da procissão da Imaculada Conceição, padroeira de Moreno, que aconteceu nesta segunda-feira, 08/12. A festa teve inicio no último dia 29 de novembro, e durante a programação aconteceu missas, casamentos comunitários, confissões, sorteio de prêmios e passeio ciclístico. Além do festival de música, onde grupos musicais ligados à igreja se apresentaram em um palco armado em frente a Matriz.

Porém o ponto alto das festividades foi o último dia, que tinha em sua programação uma missa pela manhã com o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, às 9h. Paralelo a celebração, um grupo de pessoas da paróquia já trabalhava na preparação do andor onde seria colocado a santa. No começo da tarde, já era possível ver a chegada de dezenas de fiéis no local. Muitos deles já queriam chegar próximo a imagem para agradecer por uma benção ou apenas para tirar uma fotografia.

Às 16 horas a quantidade de pessoas que se encontravam no local era impressionante. Este ano, a procissão contou com seis carros de som, um número que teoricamente seria suficiente para cobrir toda sua extensão. Mas essa expectativa foi superada. Números não-oficiais apontam para uma quantidade entre 15 a 20 mil pessoas, quando a procissão já voltava da Cleto Campelo. O percurso também abrangeu ruas como a Floriano Peixoto, Conde da Boa Vista e Santos Dumont. O retorno foi pela Sofronio Portela.

Durante o caminho, muitos fiéis tentavam se aproximar do andor. Muitos queriam pelo menos tocar, enquanto que outros queriam apenas conseguir uma lembrança da santa. Mas um cordão formado pela Guarda Municipal evitou que qualquer um se aproximasse do carro, evitando que fosse desfeita a decoração do andor, e até mesmo um acidente. Na Matriz, um grande queima de fogos já anunciava a chegada da procissão. Uma multidão já estava no local quando a santa chegou.

A missa campal foi celebrada pelo Vigário Maurício Diniz, que ainda estava acompanhado por outros padres e diáconos no altar improvisado em um carro de som. Nesse momento a emoção tomava conta de muitos, era possível ver lágrimas nos olhos de alguns. A celebração foi rápida, mas para muitos presentes as graças alcançadas e a fé na Imaculada Conceição será para sempre.

Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.