Cavalhada movimentou parque em Moreno

Data: 07/09/2009 | Hora: 14:55 | Por: Leonardo Rodrigo


Uma multidão de apaixonados por esportes a cavalo esteve presente no Parque Maria das Neves na tarde deste domingo, 06/09. No local, acontecia a quinta edição da Cavalhada América. A programação do evento começou logo cedo com a cavalgada que teve como ponto de partida o Bar da Zeza, próximo ao Engenho Morenos. De lá, dezenas de cavaleiros e seus animais foram em direção ao parque passando pelas principais ruas da cidade.

No local toda uma estrutura foi montada para receber os visitantes que vieram de cidades vizinhas. Palco com show de bandas locais, comércio de comidas e bebidas eram uma atração a parte, isso por que os olhos das pessoas estavam voltados para a pista de corrida onde iria acontecer a competição. Com a extensão de pouco menos de cem metros, a pista tinha uma espécie de trave, onde as argolas eram colocadas, e os cavaleiros viriam, em velocidade, e com uma lança tentariam pegar essa argola sem derrubá-las.

No primeiro momento é possível pensar que é tarefa difícil conseguir pegar a argola nessas circunstâncias, mas ao ver o entrosamento dos cavaleiros e seus cavalos essa idéia muda. Numa prova de astucia e equilíbrio, a cada argola capturada, um ponto. Esse esporte é remanescente da idade média, onde naquela época os cavaleiros demonstravam suas habilidades em torneios de manobras de guerra e jogos de argolinhas. No Parque Maria das Neves a competição terminou por volta das 20h.

Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.