Secretaria de Saúde inaugura sua Ouvidoria

Data: 12/01/2006 | Hora: 00:08 | Por: Governo do Estado


Depois de meses de preparação e acompanhamento de experiências bem-sucedidas em estados como o Ceará e a Bahia, a Secretaria Estadual de Saúde inaugurou, nesta quarta-feira, 11, a sua Ouvidoria. O órgão, localizado na Central de Regulação Médica de Pernambuco, na Boa Vista, será um importante canal de comunicação com a população atendida pela Rede Estadual de Saúde em Pernambuco. Durante a solenidade, o secretário de Saúde, Gentil Porto, salientou que a Ouvidoria é um importante instrumento de gestão democrática, porque “nos ajudará com as críticas. mas, principalmente, com as sugestões”, disse.

A partir de agora, os usuários do SUS em Pernambuco poderão fazer denúncias, queixas, críticas, sugestões ou elogiar dos serviços através do telefone (0800-286-2828), ou pelo email ouvidoria@saude.pe.gov.br, ou pessoalmente no próprio órgão, ou ainda, através dos formulários depositados nas caixas de coleta instaladas em todos os grandes hospitais do Estado. Treze caixas de opinião já foram instaladas nas principais emergências do Estado, além do Laboratório Central, Hemope e Conselho Estadual de Saúde.

Para receber a demanda, a Ouvidoria contará com quatro tele-atendentes (duas no período da manhã e duas à tarde), no horário das 8h às 17h, sem interrupção. Os emails enviados serão lidos diariamente e os formulários depositados nas caixas instaladas nas unidades de saúde, recolhidos semanalmente. Todas as queixas, sugestões e elogios serão armazenados em um programa de computador, com o objetivo de manter uma estatística sempre atualizada dos principais problemas enfrentados pelos usuários. “Nossa expectativa é dar um retorno, seja através de e-mail ou de telefone, a todas as pessoas que nos procurarem”, avalia o ouvidor Eduardo Sá Barreto.

De acordo com a consultora do projeto, Elizabeth Sussekind (professora da PUC-RJ), “além de criar uma cultura de transparência, a Ouvidoria certamente trará maior qualidade para os serviços oferecidos pela Rede Estadual de Saúde”

Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.