Calçadas invadidas e pedestres nas ruas

Data: 11/12/2009 | Hora: 12:13 | Por: Leonardo Rodrigo


O código nacional de trânsito impõe pesada multa ao motorista que estacionar o veículo sobre a calçada. Mas o que isso tem a ver com a matéria? Bem, é apenas para mostrar que esse espaço chamado calçada é destinado ao trânsito de pessoas e não para outros fins. Em Moreno não é difícil encontrar irregularidades nesse espaço.

Sem fiscalização, comerciantes e ambulantes abusam e vão tomando as calçadas forçando as pessoas a disputarem espaço com carros e motos nas ruas da cidade. No centro, por exemplo, nas imediações do mercado público, principalmente nos dias de feira, ambulantes montam suas barracas no passeio deixando apenas um pequeno corredor para as pessoas passarem. Próximo a Praça da Bandeira uma loja “expõe” seus produtos na calçada, o que força o pedestre ter que desviar pela avenida. Mas o problema não acontece apenas no centro.

Em outros bairros, além dos comerciantes, moradores mais espertinhos aproveitam a liberdade para aumentar seu patrimônio. Eles constroem invadindo a calçada. Na Rua 11 de Setembro um morador recebeu uma notificação da Prefeitura pela construção irregular de um muro. A obra invadiu a calçada e deixou uma pequena faixa para o pedestre. Ao morador foi dado um prazo para resolver o problema.

Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.