Parabéns Moreno!

Data: 11/09/2010 | Hora: 01:41 | Por: Leonardo Rodrigo


É uma pena que mesmo depois de 82 anos de emancipação, nós, morenenses, não saibamos praticamente nada da terra onde moramos. Talvez se todos soubessem pelo menos metade da história do município, que já fora chamado de Terra dos Eucaliptos, a nossa realidade e auto estima seriam outros.

Uma vez ouvi de um sociólogo, durante uma palestra sobre cidadania, uma frase que já ouvi várias vezes, mas que achei que se encaixava perfeitamente na história do município. “Não podemos amar aquilo que não conhecemos” afirmou João Brito. Foi ai que levantei a questão: Como amar Moreno se sua própria população não conhece sua história?

Uma das coisas que me deixa triste é justamente o pessimismo de alguns moradores em relação a cidade. Falam mal de uma maneira geral, generalizam tudo e nunca apontam soluções, apenas os problemas. Na véspera do aniversário da cidade, um grupo de alunos do Colégio Dom Jaime apresentou um trabalho que resgatou parte da história morenense.

Tenho certeza que eles, durante a pesquisa, encontraram momentos bons e ruins na cidade. Mas isso não deve ter diminuído sua admiração pelo local onde moram. Muito pelo contrário, o mesmo grupo irá disputar um torneio a nível regional com o tema. Acredito que hoje, esses jovens já enxerguem de outra maneira o município onde moram.

Enfim, vamos continuar criticando aquilo que achamos estar errado. Mas elogiar o que tá certo. Ver Moreno como nossa cidade. Vamos conhecer, pesquisar e estudar mais sobre a terra das verdes colinas. Vamos acabar com o pessimismo e começar a torcer para que as coisas dêem certo. É com uma corrente positiva que poderemos mudar de vez nossa situação.

E assim, de fato, deseja um feliz aniversário a cidade que a todos acolheu. Parabéns Moreno!
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.