Superada expectativa na abertura da Moreneta

Data: 09/10/2010 | Hora: 12:34 | Por: Leonardo Rodrigo


Eram aproximadamente 21:30 horas quando o trio apareceu na Cleto Campelo. A banda Tá de Boa ainda demorou mais 30 minutos para começar a tocar. Nesse momento, a cena era de um enorme vazio dentro do cordão de isolamento. “Tem mais segurança que gente aqui” brincou um folião. Mas a cada avanço do Bloco Malukete na avenida, esse cenário mudava.

Foi a primeira vez da Tá de Boa na Moreneta. A banda já se apresentou em outros eventos na cidade, mas no show desta sexta (8), ela mostrou um novo repertório recheado de muita swingueira. Antes, o ritmo predominante era o axé. A novidade agradou os associados do bloco.

Esse pode ter sido um dos motivos da lotação da corda. Geralmente, na abertura a quantidade de pessoas no bloco é baixa. Esse ano foi diferente. Uma estimativa aponta que pelo menos 900 pessoas participaram da estréia da Moreneta 2010. A direção do bloco não fala em número, apenas confirma que foram confeccionadas 1,5 mil camisas para o evento.

Por fim, a banda concluiu os quase 3,5km do percurso em três horas. No segundo dia a expectativa é de vender todas as camisas e lotar a avenida. A atração da noite é a Fantasmão da Bahia. Apesar de poucos conhecerem de fato a banda, muito cantam seus sucessos, como: Kuduro e Massa.

Confusões
Com o final do bloco, as pessoas se aglomeraram no Pátio de Evento, localizado no centro de Moreno. No local foram registradas diversas ocorrências e pequenas confusões, manchando uma noite, que até então, estava tranqüila. A PM teve que intervir em alguns casos e uma pessoa foi detida por desacato. O consumo de bebidas alcoólicas e de drogas, como loló, ajudaram a manchar o fim da noite.

Conselho tutelar
Não poderia deixar de registrar a presença de um conselheiro tutelar acompanhando a festa. Mesmo não sendo sua atribuição, já que seu trabalho é baseado em denúncias, ele acompanhou todo o trajeto do bloco coibindo abusos e fiscalizando a venda de álcool para menores. É a primeira vez que vejo alguém do Conselho Tutelar seguir um bloco trabalhando. O máximo que vi foram duplas em um ponto montado em frente a sede da prefeitura municipal olhando o trio passar.

Cobertura
Em menos de 12 horas, as fotos do primeiro dia do Malukete foram publicadas no site. O prazo geralmente é de até dois dias. A agilidade na publicação das fotos tem um motivo: evitar congestionamentos nos acessos ao leoecia.com. Na estréia dos nossos trabalhos já registramos 238 fotos. Se mantermos a média, devemos terminar a Moreneta com mais de 700 imagens.
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.