Moreno tem carnaval de todos os ritmos

Data: 15/02/2006 | Hora: 19:46 | Por: Assessoria de Imprensa da Prefeitura


O Carnaval em Moreno (Região Metropolitana do Recife) será de todos os ritmos, como diz o slogan da festa este ano. A folia ficará por conta de dois pólos populares, instalados no Pátio de Eventos do centro da cidade (em frente à Prefeitura) e no Centro Recreativo do distrito de Bonança. Haverá duas atrações em cada pólo durante todas as noites de carnaval. Já durante o dia, os foliões serão animados pelos inúmeros desfiles de agremiações tradicionais na cidade.

A programação abrirá espaço para apresentações de grupos folclóricos que mostrarão ao público morenense a diversidade da cultura brasileira, em especial a pernambucana. A festa será aberta na sexta-feira, dia 17, com o desfile do “Bloco da Batata”. Na quarta-feira, dia 22, tem o “Bloco Blá Blá Blá”. A quinta-feira, dia 23, é a vez dos blocos “Saúde em Cana” e “da Guarda Municipal e Garis”. Na sexta-feira, dia 24, tem a “Troça do Colégio Disneylândia”, o “Bloco do Lápis”, o desfile do bloco lírico “Flor do Eucalipto” e da “Troça do Société Esporte Clube”.

A animação do Sábado de Zé Pereira fica sob a responsabilidade dos blocos “Lero Lero” e “dos Empresários”, em Bonança. No Domingo de Carnaval, são cinco blocos. A folia iniciará às 10h com o “Bloco Arerê” e “As Catraias da Cohab”. Em seguida tem o “Bloco Vila Nova em Folia”, “A Burra Mirim” e o “Bloco do Peru”.

Na segunda-feira, dia 27, as ruas de Moreno vão ser animadas pelas troças “Caranguejo de Tanga”, “As virgens da Mangueira”, “Bloco do Jacaré”, Bloco do Sinaleiro”, “Bloco dos Desempregados” e “Bloco do Pinico”.

Na Terça-feira de Carnaval, a Prefeitura repetirá o sucesso atingido no ano passado com o Banho do Eucalipto, às 14h, no Pátio de Eventos. A atração é uma homenagem ao título que Moreno possui de “Terra dos Eucaliptos”. No mesmo dia, pela manhã, desfila a “Troça do Tricolor”. À tarde, tem o “Bloco Zumzumbaba” e “Flor em Folia”. Já à noite, é a vez dos blocos “Alternativa Legal” e “Amor da Gente” e do “Arrastão da Paz”. Às 22h, haverá o “Encontro de todos os ritmos” com uma variedade de danças.

A Quarta-feira Cinzas terá como grande momento o desfile do Bacalhau do Beto, um dos mais tradicionais da Região Metropolitana, arrastando todos os anos milhares de foliões pelas principais ruas de Moreno. Antes do bacalhau, porém, tem a troça “Piaba na Vara”.

Este ano, por contenção de despesas, a Prefeitura Municipal decidiu reduzir os gastos com a festividade carnavalesca. Por isso, o tradicional Baile Municipal não será realizado. O corte de despesas está sendo feito em favor da maior disponibilidade de recursos para ações de maior impacto social, como a manutenção de famílias abrigadas pelo poder público desde a última cheia do rio Jaboatão. Por outro lado, os recursos obtidos junto ao Governo do Estado e à iniciativa privada, exclusivamente para o Carnaval, foram prioritariamente empregados em festividades de acesso livre para o folião e não em eventos pagos.

RESGATE – O Bloco Flor do Eucalipto tem apenas pouco mais de cinco anos de existência, mas já é um dos maiores orgulhos culturais de Moreno. Não bastasse resgatar saudosos frevos, o bloco ainda se destaca pelo fato de todos os anos representar a cidade de Moreno nos importantes carnavais do Recife e Olinda, entre outros. Este ano, a agremiação homenageará dois compositores morenenses: Homero Amorim e Dalva Torres.

A história do bloco começou quando no carnaval de 2000 um grupo de foliões, acompanhando um dos blocos da cidade de Moreno, ouviu a orquestra tocar "Madeira que cupim não Rói" e “Sabe lá o que é isso". Quando essas duas músicas foram executadas, percebeu-se uma empolgação geral daqueles que acompanhavam e de pessoas que olhavam o bloco passar. A partir daí perguntou-se: por que não fundar em Moreno um bloco da saudade?

Constatou-se que havia na cidade uma grande lacuna a ser preenchida e que, portanto, a fundação de uma agremiação não era apenas viável, mas, sobretudo, necessária para a alegria dos foliões mais saudosos e fiéis às tradições de carnaval.

Foram feitas várias reuniões com os mais de 100 entusiastas da idéia. Em uma delas foi eleito, entre várias propostas, o nome oficial: Bloco Flor do Eucalipto, alusivo ao título de “Terra dos Eucaliptos”, dado à Moreno pela grande quantidade de árvores da espécie que há na cidade. Em outro encontro foi eleito o logotipo oficial: constituído de máscara carnavalesca formada por folhas de eucalipto, e as cores oficiais: vermelho, verde e brando. Também realizou-se um festival com o objetivo de se eleger a música que seria o hino oficial do Bloco e, entre cinco concorrentes, foi eleita a música Bloco Flor do Eucalipto, da autoria de Erilson Oliveira. Em 2001, a agremiação fez suas primeiras aparições durante um carnaval.

Bloco Flor do Eucalipto
Calendário de apresentações no carnaval 2006

21/02
Saída Oficial: Praça da Bandeira
Horário: 15h30
Destino: SHOPPING TACARUNA
Início: 18h

24/02
Saída Oficial de Moreno
Local: Palmeiras Esporte Clube (Av..Dr..Sofrônío Portela - Cambonge)
Início: 20h

26/02
Saída Oficial de Moreno
Local:Praça da Bandeira
Horário: 14h
Destino: Pólo de Casa Amarela - Recife-PE
Inicio: l6h

27/02
Saída Oficial de Moreno
Local: Praça da Bandeira
Horário: 14h
Destinos: Pólo de todos os frevos e Pólo Recife Multícultural (Marco Zero)
Início: 16h e 18h

28/02
Troça Flor em Folia
Local: Palmeiras Esporte Clube (Av.Dr.Sofrônio Portela - Cambonge)
Início: 16h

04/03
Saída Oficia! de Moreno
Local :Praça da Bandeira
Horário: 17h
Destino: Olinda-PE Início: 19h

Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.