Grupo comemora Dia da Consciência Negra

Data: 22/11/2010 | Hora: 00:20 | Por: Leonardo Rodrigo


O Dia da Consciência Negra foi celebrado em Moreno com o Projeto Som na Caixa, que aconteceu na noite do dia 20, na Praça da Bandeira. O evento reuniu diversos grupos ligados a movimentos populares e teve apresentação de grupos de Rap e Hip Hop. O DJ Paulo V e a União Racial Breack foram os idealizadores do projeto.

Durante a apresentação dos grupos de Rap, muita critica social. Eles falam, principalmente, do dia a dia dos moradores da periferia. Inclusive, um dos que se apresentaram era de Bonança, e nas suas canções a realidade dos moradores do distrito morenense.

Ainda foi montada uma área para que o pessoal pudesse mostrar o melhor da dança de rua. O estilo é a expressão corporal dançante do Hip Hop. Surgiu em meados da década de 60, e veio para dar um basta à violência praticada pelas gangues americanas dos anos 60.

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no país e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, e serve para lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.