Efetivo de mais de 18 mil policiais irão fazer parte da Operação Carnaval 2006

Data: 23/02/2006 | Hora: 09:26 | Por: Assessoria da SDS


Todo o esquema de carnaval 2006 foi apresentado, hoje (20), pelo secretário de Defesa Social, João Braga, acompanhado do secretário Executivo da SDS, Fábio Lira, e pelos comandantes da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e Secretário Executivo de Ressocialização.

O secretário de Defesa Social, João Braga afirmou que, o efetivo que se encontrava de férias teve que retornar ao serviço durante este período. "Todo o pessoal de apoio também irá reforçar o policiamento nas ruas", afirma João Braga. "Esperamos também que a população vá às ruas com a paz no coração", acrescenta.

POLÍCIA MILITAR - De acordo com o Diretor Geral de Operações da Polícia Militar, coronel Dielso Pinto Ribeiro, do total de policiais militares que irão trabalhar na semana pré-carnavalesca, no carnaval propriamente dito e no pós-carnaval, 8.679 policiais estarão realizando o policiamento da Capital, enquanto que 5.056 serão distribuídos no interior do Estado. "Em todo o Estado serão empregadas 395 viaturas, 234 motos, 100 cavalos e 34 cães" acrescentou o coronel Dielso Ribeiro.

Para o Galo da Madrugada, que acontecerá no sábado de Zé Pereira (25), a Polícia Militar estará colocando nas ruas 2.948 policiais militares. Serão montados 15 pontos de bloqueios, que estarão realizando a troca de garrafas de vidro por plásticos. Logo após o carnaval os recipientes de vidros serão doados ao Hospital do Câncer.

Por conta do aumento do percurso do desfile, em 1,5 km, este ano a PM implantará seis Postos de Comandos descentralizados, sob a responsabilidade do 16º BPM. O posto de comando central ficará localizado na Praça da Independência.

O policiamento receberá o apoio de 11 Unidades especializadas, dentre elas: Batalhão de Radiopatrulha (BPRp), Batalhão de Choque (BPChoque) e Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), dentre outras.

Serão implantadas 36 plataformas de observação distribuídas por todo o percurso do desfile. O Policiamento do Galo também receberá o reforço de policiais da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (CIOSAC), que estarão realizando o policiamento ostensivo na área do complexo Coque/ Joana Bezerra.

A grande novidade para o policiamento de Olinda, este ano, será a instalação de um monitor de vídeo no posto de comando localizado em frente à sede da Prefeitura, além da colocação de 11 pontos elevados de observação distribuídos por todo o Sítio Histórico. Além da instalação de barreiras de triagem nas principais entradas que dão acesso a Cidade Alta.

Toda a coordenação do policiamento do Sítio Histórico ficará sob a responsabilidade da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur). Na parte baixa da cidade o 1º BPM coordenará o policiamento.

A PM também garantirá um carnaval tranqüilo no Recife Antigo com a instalação de pontos de bloqueio nas pontes que dão acesso aos focos de animação. Além da instalação de plataformas de observação em locais estratégicos. A segurança nos principais estacionamentos será realizada pela Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães).

O tradicional desfile dos Papangus, em Bezerros, também contará com um reforço do policiamento de algumas unidades especializadas da PM (BPChoque, CIPCães e CIATur). A coordenação do policiamento ficará sob a responsabilidade do 4ºBPM.

POLÍCIA CIVIL - Segundo o Diretor Geral de Operações da Polícia Civil, delegado Valdir Macedo, durante o período carnavalesco a Polícia Civil contará com um efetivo de 346 delegados, 250 escrivães e 2.601 entre agentes e comissários.

No Galo da Madrugada a Polícia Civil estará instalando cinco Delegacias Móveis, em pontos estratégicos, com equipes da Delegacia de Polícia do Turista - DPTUR, Gestora de Polícia da Criança e do Adolescente - GPCA, Delegacia de Homicídios - DPH, e Delegacia de Polícia de Proteção e Repressão a Crimes Contra o Consumidor - DPPRCCC. Oito Delegados e 44 agentes estarão de serviço nas Delegacias Móveis destinadas ao Galo da Madrugada.Quando do encerramento do Galo da Madrugada as Delegacias Móveis seguirão para Olinda, Recife Antigo e Porto de Galinhas.

Com o objetivo de desafogar os registros de BO´s da Delegacia de Plantão de Olinda, a delegacia da 24ª Circunscrição Policial - Varadouro receberá um reforço policial no período de 20 a 24.02.

Durante o carnaval a Polícia Civil também instalará o Plantão da Delegacia da Mulher, do Turista, no prédio da Casa da Cidadania, em Olinda.

BOMBEIRO MILITAR - Serão 480 bombeiros lançados na Operação Carnaval. O Diretor Geral de Operação, coronel Luiz Gonzaga Dutra, disse que, em relação ao ano passado houve um reforço de 18,5% do efetivo lançado na RMR, e de 132,5% do efetivo lançado do interior. "Este ano serão lançados na RMR 301 bombeiros, e 179 no Interior do Estado" afirma. "Este reforço do efetivo foi graças à formação de novos bombeiros militares e a inauguração de novos Grupamentos de Bombeiros", acrescenta.

O Corpo de Bombeiros também contará com um reforço de viaturas e embarcações. Serão lançadas na RMR 35 viaturas e 12 embarcações, e no interior serão 30 viaturas e 04 embarcações. "Houve um incremento operacional, em relação ao ano passado de 62%" afirma, o coronel Dutra.

POLÍCIA CIENTÍFICA - O gerente geral da Polícia Científica, Paulo Tadeu de Vasconcelos, afirmou que estará disponibilizando para o Carnaval 776 profissionais, entre médicos legistas, peritos criminais e auxiliares distribuídos na Capital e no Interior. Estes profissionais irão garantir as atividades relativas a exames de corpo de delito, identificação civil e criminal, teste de alcoolemia (embriagues), exames balísticos, dentre outros.

Na capital o IML contará com um quadro de 54 funcionários, entre peritos criminais e médicos legistas, e 191 auxiliares. Já o IML de Caruaru terá oito profissionais, entre peritos criminais e médicos legistas e 30 auxiliares.

No final da coletiva o gerente geral do Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos, Ricardo Lins, apresentou a programação para o período carnavalesco da campanha de mobilização para prevenção do Tráfico de Seres Humanos, nas suas principais finalidades: exploração sexual, trabalho escravo e remoção de órgãos. Os folhetos informativos serão distribuídos no TIP e Aeroporto. A Polícia Rodoviária Federal também estará participando da campanha, entregando folhetos e cartilhas no Km 90, em frente à delegacia do Cabo.

Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.