Abandono: Telhado da estação pode desabar

Data: 15/10/2011 | Hora: 09:36 | Por: Leonardo Rodrigo


Um verdadeiro exemplo de descaso com o patrimônio histórico da cidade que encontra-se bem no centro de Moreno. A antiga estação ferroviária esta com seu telhado cedendo, e corre o risco de desabar a qualquer momento. Há pouco mais de dez anos o prédio esta sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal do Moreno (PMM).

Nesse período o local não sofreu muitas intervenções. Uma delas foi justamente a troca do telhado, que hoje oferece um risco para quem passar por perto. Outra função atual da antiga estação é servir como depósito de material da PMM.

Uma velha reivindicação, principalmente das pessoas ligadas ao turismo, é transformar o local em uma casa da cultura do município. Ali poderia ser palco de apresentações de grupos locais e de exposição de nosso artesanato.

O interesse de mudar essa realidade parece que existe, mas esbarra na falta de verba para fazê-lo. Há informação, não confirmada, de que um deputado federal ligado a um político local teria uma emenda destinada a recuperação da estação. Mas até o momento tudo não passou de conversa. Enquanto isso, corremos o risco de ver um pedaço de nosso patrimônio, literalmente, desabar.
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.