Paintball: diversão, treinamento e convivência

Data: 01/12/2011 | Hora: 01:18 | Por: Assessoria do Sniper´s Paintball


O paintball, cuja palavra vem do inglês e significa paint = tinta + Ball = bola, é um jogo com uso de marcadores com CO2 que atiram bolas com tinta colorida. O objetivo é atingir o adversário, marcando suas roupas com tinta, sem causar dano ou lesão corporal. Tal modalidade de esporte vem ganhando a adesão dos mais diversos públicos e já conta com cerca de 12 milhões de praticantes em todo o mundo.

O equipamento utilizado pode variar segundo o tipo de competição, no entanto três ítens são de uso obrigatório, garantindo a segurança dos jogadores: 1) Marcador – uma espingarda ou pistola com CO2; 2) Paintballs - Pequenas esferas feitas de cápsulas de gelatina, contendo tinta, compostas por substância não tóxicas e corantes variados, e que servem de munição para o marcador e; 3) Equipamentos de proteção individual – máscaras para proteção do rosto; coletes para proteção do tronco e; pescoceira para proteção do pescoço.

Segundo Manoel Neves Neto, gerente do Sniper’s Paintball, o uso de outros ítens são também recomendados, como por exemplo sapatos fechados, calças e jaquetas de mangas longas. Com o intuito de proporcionar maior segurança aos seus jogadores, o Sniper’s Paintball disponibiliza roupas camufladas, botas e luvas, que podem ser alugadas caso o jogador não venha vestido adequadamente para o jogo. Além da garantia de maior segurança, o uso desses equipamentos opcionais imprimem um caráter de maior realidade ao combate, tornando o jogo ainda mais atrativo e envolvente.

Existem duas vertentes principais no Paintball: o Paintball recreativo, voltado para a diversão e o convívio, e o Paintball de competição. Em qualquer das duas vertentes, várias modalidades de disputa podem ser utilizadas: grupo contra grupo, contagem de pontos, captura de líder, resgate de refém, defesa de território, invasão de base, como em qualquer outro jogo de simulação de combate.

Manoel Neves Neto, diz ainda que para tornar a simulação ainda mais real o Sniper’s Paintball utiliza escudos, cortina de fumaça, e outros efeitos pirotécnicos.

No campo do Sniper’s Paintball, localizado na BR 232, km 24, em Moreno (distrito industrial de Moreno), é possível desfrutar de todas estas modalidades e ainda realizar treinamentos mais elaborados, treinando táticas de ataque e defesa, autocontrole, estratégias de solução de problemas, liderança de equipes, compromisso ético, entre outros. Assim, equipes de vendas, segurança privada, grupos de alunos, podem experimentar e exercitar diferentes situações que exigem a todo momento tomada de decisões.

Com um campo ao ar livre, pode-se desfrutar da natureza, que tanto revela quanto oculta os seus adversários. Mirantes, pontes e uma ruína no meio do campo oferecem possibilidades de luta e fuga, convocando o jogador a cada momento a realizar manobras de ataque e defesa, num compromisso permanente com a sua equipe.

Com uma equipe especializada de juízes e instrutores, formada por militares da ativa e ex-militares, o Sniper’s Paintball garante a segurança dos jogadores, fazendo cumprir com seriedade as normas de segurança necessárias ao jogo. Assim, é possível se divertir de forma saudável e segura.

Enfim, o que torna o paintball tão atrativo? - A psicóloga e arte-educadora, Verônica Carrazzone, orienta que, ao contrário do que estamos acostumados a pensar, o jogo, ou o próprio brincar, é inerente ao desenvolvimento humano, contribuindo de forma significativa para a nossa inserção social. Assim, o jogo é um movimento de tensão, o jogador quer alguma coisa e ganhar é acabar com a tensão. A tensão lhe confere também uma questão ética, pois embora se queira ganhar, deve-se também obedecer a regras.

Outra questão importante, continua Verônica Carrazzone, é o caráter de seriedade inerente ao jogo, pois, através do jogo, é possível afastar-se da vida real para uma esfera temporária de atividade com orientação própria – mesmo que haja o “faz de conta”, ele não perde seu caráter de seriedade e é capaz de, a qualquer momento, envolver inteiramene o jogador. No caso do Paintball, por ser um jogo que exige uma movimentação física, propicia, além de tudo isso, trabalhar movimentos corporais, fugindo ao sedentarismo imposto pelo volume de tarefas do cotidiano.

A cada partida, os jogadores experimentam múltiplos sentimentos e experiências educativas diferentes, que podem ser usadas na vida cotidiana, promovendo assim o desenvolvimento pessoal e cooperativo ao lado do exercicio físico. É comum escutar dos praticantes de paintball o bem-estar proporcionado por essa atividade, pois o mesmo possibilita extravasar as tensões acumuladas no dia-a-dia.

O Sniper’s Paintball com o slogan: “saia da rotina, jogue paintball”, demonstra bem esse potencial de proporcionar aos seus praticantes momentos de satisfação, seja pela convivência em grupo, seja pelo exercício físico ou relaxamento mental.

Serviço:
Endereço: BR 232 – km 24 - Distrito industrial de Moreno – PE.
Fone: 81-8575-6660
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.