Eleições 2012: Dilsinho Gomes abre vantagem em Moreno

Data: 19/09/2012 | Hora: 09:26 | Por: Amanda Seabra - Folha de Pernambuco


O candidato do PSB a prefeito de Moreno, Adilson Gomes Filho, conhecido como Dilsinho, está liderando a disputa no município, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Exatta. O prefeiturável obteve 46% das intenções de voto, segundo o levantamento, um índice bastante relevante, já que é a sua primeira disputa nas urnas. Em segundo lugar, com 24 pontos percentuais atrás, figura o ex-prefeito Vavá Rufino (PSDB), que tenta ocupar o cargo pela quarta vez. O tucano registrou 22% da preferência dos eleitores. A pesquisa do Exatta foi feita entre os dia 7 e 9 deste mês, com 400 entrevistados, o que confere uma margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e um índice de confiança de 95%.

Além dos dois primeiros colocados na pesquisa, os cidadãos de Moreno têm outras duas opções para votar. Um deles é o candidato do PT, Ubirajara Paz, que é vereador da cidade. O prefeiturável petista obteve 6% das intenções de voto e empatou no terceiro lugar com o postulante do PCdoB, Alfredo Costa. Ainda de acordo com a consulta do Exatta, 9% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 11% não souberam ou não opinaram sobre o assunto.

Já na pesquisa espontânea, ou seja, aquela em que o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos, a diferença entre os dois melhores posicionados cai para 21 pontos percentuais. Nesse cenário, Dilsinho, que conta com o forte apoio do governador Eduardo Campos, registrou um percentual de 41% contra 20% de Vavá. Tanto Ubirajara Paz quanto Alfredo Costa caíram para 5% neste cenário. Ainda segundo o levantamento espontâneo, 9% dos entrevistados votariam em branco ou nulo, e 21% não souberam responder ou não opinaram.

Os eleitores de Moreno também foram questionados sobre quem eles acreditam que ganhará a eleição, independente das suas intenções de voto. As respostas mais uma vez colocaram Dilsinho em uma posição privilegiada, já que 58% dos entrevistados responderam que seria ele o vencedor. O índice indica que até eleitores de outros candidatos acreditam no êxito do socialista. Apenas 16% dos entrevistados levam fé na vitória de Vavá e apenas 4% acreditam que o prefeito será Alfredo Costa. Vinte e dois por cento não souberam responder ou não opinaram.

REJEIÇÃO - Quando os entrevistados em Moreno foram questionados sobre em quem eles não votariam de jeito nenhum, a maior rejeição recaiu sobre o ex-prefeito Vavá Rufino, que registrou um índice de 39%. No segundo lugar deste ranking, está o candidato comunista Alfredo Costa, que figurou com 17% das respostas negativas. Só então chega a vez do postulante atualmente mais forte no município, Dilsinho, que obteve uma rejeição de 14%, mesmo percentual do candidato petista, Ubirajara Paz. A pesquisa também revelou que 15% dos eleitores não rejeitam nenhum dos candidatos postos e 16% não souberam responder ou não opinaram sobre o tema.

Administração do prefeito tem 81% de reprovação

A população do município de Moreno parece estar bastante insatisfeita com a gestão do prefeito Edvard Bernardo (PMDB), que está no segundo mandato. Pelo menos é isso que aponta a pesquisa do Instituto Exatta. De acordo com o levantamento, a administração do peemedebista é desaprovada por 81% dos habitantes contra apenas 12% que aprovam a gestão. Ainda de acordo com a consulta, 8% dos entrevistados não souberam responder ou não opinaram. A situação delicada do prefeito pode, inclusive, estar prejudicando o desempenho do candidato apoiado por ele, Alfredo Costa (PCdoB), que tem apenas 6% das intenções de voto.

A maior desaprovação do atual prefeito está entre os eleitores mais jovens de Moreno, com idades que variam de 16 a 24 anos. Nesse grupo, o peemedebista registrou um índice de 88% de reprovação. Já com relação ao grau de instrução dos entrevistados, a pior colocação de Edvard foi no grupo que cursou o segundo grau, onde ele figurou com um percentual de 89%. Quando os entrevistados são separados por classe social, a maior reprovação do atual gestor fica por conta do grupo que pertence à B, onde ele registrou um índice de 83%.

Se por um lado Edvard Bernardo não é um bom cabo eleitoral, o candidato apoiado pelo governador Eduardo Campos (PSB), que neste caso é Dilsinho, tem grandes chances de vitória, especialmente, se o critério para uma previsão for a avaliação da gestão estadual. O governador obteve uma aprovação de 90%, de acordo com a pesquisa do Exatta, contra apenas 7% que não aprovam. Segundo a consulta, 4% dos eleitores não souberam responder ou não opinaram.

PRESIDENTE - O governo da presidente Dilma Rousseff (PT) também foi muito bem avaliado entre os cidadãos de Moreno, porém os seus números parecem não refletir no candidato petista da cidade, Ubirajara Paz, que tem apenas 6% das intenções de voto. Dilma Rousseff recebeu 89% de aprovação na pesquisa, contra apenas 6% de desaprovação. Ainda de acordo com a consulta, 5% dos entrevistados não souberam responder ou não opinaram.

Folha de Pernambuco, edição 19 de setembro de 2012, pesquisa registrada no TRE sob o número: PE-00120/2012.
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.