Plano Ambiental é implantado na barragem em Moreno

A Compesa iniciou no dia 14 de janeiro a implantação do Plano de Controle Ambiental referente ao Eixo Meio Biótico (relativo à fauna e flora) da barragem do Engenho Pereira, localizada a oito quilômetros da sede do município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife.

Composto por 12 programas ambientais, o plano acompanhará as ações que serão realizadas ao longo da instalação e da operação do empreendimento.

O primeiro programa implantado foi o de Resgate de Germoplasma Vegetal (sementes) e Conservação da Flora da área do empreendimento. Segundo o gerente de Meio Ambiente da Compesa, Eduardo Elvino, nessa primeira etapa está sendo realizado o reconhecimento dos fragmentos florestais existentes, levantamento das árvores matrizes e seus estágios de desenvolvimento.

"O objetivo desse programa é avaliar os efeitos cumulativos da construção da barragem sobre a flora local, assim como resgatar germoplasmas de espécies existentes na área, principalmente as raras, endêmicas ou altamente vulneráveis. Dessa forma, teremos condições de desenvolver um projeto de reintrodução dessas espécies na Área de Preservação Permanente do Reservatório, que será criada com o fim das obras", destacou Eduardo.

Publicado por Assessoria do Gov. de Pernambuco na data de 30/01/2014 às 16:37 e impresso na data de 18/04/2024.