Primeira Igreja Batista em Moreno celebra 106 anos de fundação

No próximo dia 15 de novembro a comunidade da Primeira Igreja Batista em Moreno estará em festa com a celebração dos 106 anos de fundação da congregação. Seu início remota da época que Moreno ainda era conhecida como Vila Nathan, e seu território pertencia a Jaboatão dos Guararapes. Seu primeiro local de orações era localizado na principal rua da época, hoje conhecida como Avenida Cleto Campelo.

Existem duas versões sobre a fundação da Congregação Batista na Vila Nathan: A primeira, que ela foi originada de uma Igreja Batista em Jaboatão, fruto da Igreja Batista em Recife – (hoje Primeira Igreja Batista do Recife) dirigida pelo Pr. Salomão Ginsburg, com o auxílio do Pr. Pedro Falcão. A segunda, que a Congregação Batista em Vila Nathan foi criada por uma família batista que residia na época na Vila Nathan. Esta família pertencia ao dono da Fábrica Alimonda Irmãos, em Recife.

No decorrer dos anos, a Congregação foi se desenvolvendo até que em 15 de novembro de 1910 foi organizada em Igreja, recebendo o nome de Primeira Igreja Batista em Moreno. Os seus membros fundadores são desconhecidos, com exceção dos irmãos: Manoel Francisco Araújo, Maria José de Carvalho, Laurinda Carvalho, José Balbino de Souza e seu filho, Antônio Balbino de Souza, que na ocasião tinha outo anos de idade. Lamentavelmente a Igreja não possui os livros de Atas de registro de parte de sua história dos períodos entre 1910 e 1947.

Em 1915, quando da necessidade de construir seu Templo próprio, recebeu o apoio dos Belgas que na ocasião eram os donos do da Fábrica de Tecidos SOCIETÊ COTONNIERE BELGE BREZILIENSE, que cedeu o terreno onde está o atual Templo, na atual Rua Ormezinda Verçosa Vasconcelos.

O Templo passou por três ou quatro reformas desde a sua primeira construção. Hoje, além dos cultos, a igreja ainda oferece atividades religiosas de formação de jovens, adolescentes, juniores e crianças.

De acordo com o Pastor Alexandre Trindade, Hoje, depois de mais de 100 anos, a Primeira Igreja Batista em Moreno é possuidora do seu patrimônio – (Terreno do Santuário, Casa Pastoral e Edifício de Educação Cristã). “Louvamos a Deus. Prostramo-nos genuflexórios diante de Sua Glória e Majestade por este privilégio de sermos agraciados de suas comemorações dos 106 anos de sua Organização” concluiu.

Com informações históricas gentilmente cedidas pela PIB

Publicado por Leonardo Rodrigo na data de 13/11/2016 às 17:22 e impresso na data de 29/03/2024.