Prefeitura de Moreno lança plano de combate à violência

Numa ação par combater a violência no município, a Prefeitura do Moreno lançará nesta sexta-feira (26), no Clube Societé, o programa Moreno em Ordem, que prevê uma série de ações de prevenção com a participação social.

O programa tem três eixos: salubridade, segurança e tranquilidade.

De acordo com o especialista em planejamento de segurança pública e privada, Júlio Cezar Lima, que coordena a implantação do Moreno em Ordem, a segurança continua sendo responsabilidade do Estado, mas as ações podem ser complementadas pelo município. O consultor explica que a própria população já entende isso.

Uma pesquisa do Datafolha, realizada no mês passado, onde 81% das população defende que o município deve se envolver nas questões de segurança.

"Moreno sai na frente quando entende isso e coloca em prática. Criou algo diferente que é o Moreno em Ordem um programa bem estruturado tecnicamente", afirma o prefeito de Moreno, Vavá Rufino.


Para criar o programa, várias etapas já foram cumpridas. A sociedade civil foi mobilizada através de reuniões, envolvendo diversos segmentos, entre eles, as igrejas católica e evangélica. Outra ação foi a criação de dez comissões de Ordem Pública e Segurança Cidadã. Até o final do ano, mais vinte comissões serão criadas no município.

O Programa Moreno em Ordem conta com 14 projetos no mapa das ações para redução da violência no município. Implantação da Patrulha Maria da Penha, projeto da rede de segurança ostensiva da Guarda Municipal, cursos de formação e o patrulhamento eletrônico estão entre as ações.

"Queremos colocar em prática em dois anos os 14 pontos do projeto. Esse projeto deixam de ser uma política de um governo e passam a pertencer ao município", diz o consultor Júlio Cezar Lima.

Publicado por Folha de Pernambuco na data de 26/05/2017 às 07:56 e impresso na data de 29/03/2024.