Aberta temporada de caça ao voto

Em sua edição do último domingo (06/01), o Jornal Folha de Pernambuco dedicou uma página de seu caderno de política sobre Moreno. Na matéria, a jornalista Marileide Alves fez um levantamento sobre o cenário politico morenense e os provavéis candidatos a prefeito do município. Mas o foco principal girou em torno do prefeito Edvard Bernardo e Vavá Rufino.

Hoje, podemos considerar que os dois deverão ser os principais personagens das eleições em outubro. Mesmo ainda tendo um quadro indefinido de possiveis coligações e um monte de pré-candidato pelas ruas atrás de votos. Na matéria da Folha, além de Edvard e Vavá, são citados também Alfredo Costa, Edivaldo Cavalcanti, Adilson Gomes e Jane Mendonça. Mas pelo que acontece nos bastidores essa lista poderá aumentar. Por exemplo, o atual vice, Edimilson, estava trabalhando há um bom tempo, provavelmente querendo sair candidato. Além de alguns vereadores que demonstraram vontade de concorrer em outubro.

Ainda segundo a matéria, existe um levantamento (ou pesquisa de opinião?) que demonstra a intenção de votos para os pré-candidatos citados pela Folha. Nela, Vavá teria 28%, seguido por Alfredo Costa com 19%, Edvard com 14%, Jane com 9% e Adilson Gomes com 6%. Edivaldo Cavalcanti não aparece no levantamento. Em nenhum momento é citada a fonte, quantas pessoas entrevistadas e o período da pesquisa, o que deixa em dúvida a veracidade desses números. Ora, não basta andar muito pelas ruas para perceber a reprovação geral da população com os atuais políticos da cidade. Existe sim, um sentimento popular de mudança. Afinal, mudanças é que não tem acontecido na esfera política da cidade.

Só pra ter idéia, desde 1982 Moreno só teve três prefeitos diferentes. Apenas Jorge Soares ficou um vez frente ao governo muncipal (1993/1996). Enquanto que Edvard teve dois mandatos (1982/1988 e 2005/2008) e Vavá três (1989/1992, 1997/2000 e 2001/2004). Esses dois juntos somam mais de 23 anos frente a prefeitura. Acredito que os outros candidatos irão bater forte nesse revezamento.

Mesmo com aquela estória de que aqui em Moreno se ganha a eleição na véspera (será que foi isso mesmo que aconteceu em 2000?), os pré-candidatos já estão na rua desde ano passado. Não era difícil encontrar com alguns em festas, nas ruas, em bloco e até em velórios. Carnaval agora, ixi, é o que mais vai ter. Não se admire se esse for o melhor dos últimos anos.

Publicado por Leonardo Rodrigo na data de 09/01/2008 às 11:44 e impresso na data de 28/03/2024.