Uma multidão para ver desfile do dia 7

A ameça de chuva na manhã do dia 7 de setembro terminou não se concretizando. Ainda bem, afinal, era o dia da Independência do Brasil e o dia estava cheio de uma programação comemorativa à data. Logo cedo, às 8 horas, foram hasteadas a três bandeiras ao som do Hino Nacional na sede da prefeitura. Começava ali a programação oficial das comemorações dos 80 anos de emancipação política de Moreno, que se estenderá até o próximo dia 14.

À tarde, centenas de pessoas foram as ruas, principalmente famílias, e se amontoaram ao longo das avenidas Sofrônio Portela e Cleto Campelo para assistirem ao desfile cívico do Dia da Independência. Devido as festividades dos 80 anos de emancipação as escolas participantes estavam abordando o tema: “De Morenos à Moreno”. Uma alusão a condição que Moreno tinha quando era Vila e passou a ser cidade.

Um trabalho muito bem elaborado e coordenado pela professora Vera Lopes, mostrou as etapas históricas de nossa cidade antes de chegar à condição de município em 1928. Mas o desfile não se prendeu apenas a fatos históricos. Consciência ambiental também esteve presente durante o percurso, e um dos painéis que mais causou reflexão foi o que questionava: Moreno, cidade dos eucaliptos? Uma clara referência ao desmatamento desse tipo de arvore, que no passado estava presente em boa parte de Moreno, dando esse título a cidade.

Porém quem abriu o desfile não foi nenhuma escola, mas o pelotão do 14º Regimento Guararapes, que trouxe sua banda e seus soldados. Logo após a Fanfarra Municipal de Bonança, a FAMUB, abriu passagem junto com a Guarda Municipal, as Adolescentes Voluntárias da Pátria (AVOP) e o grupo de Escoteiros Frei Caneca, Guararapes e Criança Cidadã. As crianças do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) passaram logo em seguida lembrando os direitos da criança.

As escolas estavam logo atrás. Ao todo aproximadamente 3,5 mil pessoas participaram do evento cívico. A programação continua ao longo da semana, confira:

11 de setembro

  • 8h, Hasteamento do pavilhão municipal na Praça da Bandeira;
  • 14h, Desfile Cívico no Distrito de Bonança;
  • 20h, Seresta com a cantora Dalva Torres na Praça da Bandeira;
12 de setembro
  • 20h, Retreta na Praça da Bandeira;
13 de setembro
  • 21h, Show com a banda Saia Rodada no Pátio de Eventos;
14 de setembro
  • 15h, Desfile Cívico no povoado de Massaranduba.

Publicado por Leonardo Rodrigo na data de 08/09/2008 às 09:45 e impresso na data de 19/04/2024.