Turismo: idéias e ações para o município

Em uma reunião realizada no Casarão do Engenho Catende na manhã da sexta-feira, 07/08, um grupo de pessoas ligado ao turismo morenense deu o primeiro passo para criação do trade turístico do município. O grupo fará articulações e planejamento da gestão da política turística de Moreno.

Na ocasião estavam presentes João Henrique, Valdistela Caú, Ana Paula e Jonathan Couto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fábio do Eco Parque Pocinho, Ricardo Souza Leão da Reserva Carnijó, Nilda Veras do Parque Aquático de Pernambuco e Djalma do Hotel Fazenda.

Um tema que foi bastante discutido foi a participação do município nas ações turísticas no estado. Moreno faz parte da Rota Luiz Gonzaga, mas não obteve resultados por problemas governamentais. Segundo Ricardo o entrave de recursos é contornável. “Tem que se fazer uma gestão do turismo com o pé no chão. Precisamos aparecer!” exclamou ele. “E a hora é essa!!!” respondeu Valdistela.

Ela e o João Henrique apresentaram os projetos que estão sendo desenvolvidos pela secretaria. “Serão ações onde a participação de todos será importante”, afirmou o secretário. Bares, restaurantes, comerciantes, artesãos estão na mira desses projetos, que irá contar com a parceria de faculdades, Senai, Incra, IPA entre outros órgãos estaduais e federais.

Uma das questões abordadas durante a reunião foi a subutilização da estação ferroviária, que fica no centro da cidade. A sugestão é que no local poderia ser criado um receptivo para o turista na cidade com balcão de informações, um museu e até um local de exposição de artesanato local. Segundo informações, existiria uma emenda parlamentar que seria destinada a recuperação da estação, mas até o momento nenhuma verba foi liberada.

O grupo irá se encontrar quinzenalmente, e no próximo encontro eles deverão levar idéias e sugestões para alavancar o turismo interno. “O morenense precisa conhecer o local onde mora, só assim é que ele pode amar de verdade a cidade onde vive” afirmou Ricardo.

No final de agosto foi confirmada a participação do município na Exposição de Animais de Vitória de Santo Antão. Será montado um stand onde serão mostradas entre outras coisas as potencialidades turísticas do município. Vai valer a pena conferir.

Publicado por Leonardo Rodrigo na data de 11/08/2009 às 10:09 e impresso na data de 16/04/2024.