Baixa participação popular em ato contra lixo

O assunto já é velho, e os discursos também. A novidade na luta contra a instalação do incinerador estaria na participação de dois deputados federais no movimento. O primeiro, Fernando Gabeira, que é parlamentar do Rio de Janeiro, foi membro fundador do Partido Verde (PV) e sempre esta presente nas lutas que envolvem questões ambientais. Já o segundo, Raul Jungmann, também é deputado federal, só que de Pernambuco. Foi Ministro do Desenvolvimento Agrário durante o governo de FHC. Antes tinha sido Presidente do INCRA por dois anos.

A presença dos dois políticos fez com que a organização do movimento imaginasse que uma multidão iria atender os apelos para a participação popular. Mas o ato acabou perdendo força com o baixo número de participantes. Algumas escolas suspenderam suas atividades para que seus alunos pudessem participar do ato, mas o que pouco se via durante o movimento eram estudantes. Gabeira falou apenas 10 minutos e ficou mais algum tempo até anunciar que teria que voltar para Recife. Jungmann ficou até o final. Ele pôde escutar os vereadores e populares que em um só coro pediam que o incinerador não fosse instalado em Moreno.

Pouco antes da movimentação uma noticia deu um pouco de esperança aos manifestantes. O prefeito Edvard Bernardo revogou a anuência que tinha dado a empresa interessada no projeto. No decreto (17/09) o prefeito afirma que o parecer elaborado pelo SEDEMA a ponta riscos de impacto ambiental. E por isso revogou tal anuência que teria dado.

Publicado por Leonardo Rodrigo na data de 14/08/2009 às 20:08 e impresso na data de 28/03/2024.