Corpo de Bombeiros inicia Operação Verão

O Corpo de Bombeiros iniciou a Operação Verão, que tem o objetivo de dar mais segurança e tranqüilidade aos banhistas e turistas que lotam as praias da Região Metropolitana do Recife. Desde o final do ano passado, todo o efetivo e os equipamentos do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) estão sendo empregados. Nos finais de semana, as duplas de guarda-vidas são ampliadas de onze para quatorze.

Estão sendo empregados no trabalho preventivo e de socorro, além dos militares mais experientes, uma turma recém formada. Os bombeiros receberam aulas de atendimento pré-hospitalar, de geomorfologia das praias e hidrodinâmica das correntes e marés, além de realizarem treinamento físico específico.

O comandante do GBMar, major Josualdo Moura, explicou que nos meses do verão, o trabalho dos guarda-vidas é ampliado devido ao grande número de freqüentadores das praias. “Nosso trabalho se torna mais intensivo por conta do abuso na ingestão de bebidas alcoólicas e da imprudência de alguns banhistas. Nosso pessoal orienta os que estão em pontos perigosos, mas infelizmente, alguns não obedecem”, afirmou o oficial.

O GBMar emprega no trabalho de proteção aos banhistas, diariamente, jet skis e botes infláveis. No final do mês, o efetivo do CB vai receber o reforço de uma equipe de salva-vidas municipais da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. O major Lamartine Barbosa, assessor de Comunicação Social do CB, explicou que esta equipe é a primeira de uma série que será formada através de convênios entre a Corporação e as prefeituras dos municípios da área litorânea.

Publicado por Governo do Estado na data de 12/01/2006 às 00:03 e impresso na data de 19/04/2024.