Conferência: problemas e soluções para a cultura

Moreno teve sua primeira conferência da cultura na manhã do dia 29 de outubro. No salão do antigo SESI, estavam, além de representantes do governo municipal, pessoas ligadas ao setor cultural da cidade. Um dos focos da conferência foi o fortalecimento da cultura e seu desenvolvimento sustentável. Validar a participação de delegados, escolhidos durante o evento, no âmbito estadual também foi um dos atos realizados durante a manhã no antigo SESI.

Chamado à mesa para ser o presidente das atividades, o prefeito Edvard Bernardo declarou abertas as atividades da conferência. Edvard afirmou que essa é uma oportunidade única para discutir as políticas culturais. “Não adiante pensarmos muito alto se não conseguirmos executar os projetos. Moreno é rico culturalmente. Aqui temos músicos, artesões e dançarinos com trabalhos reconhecidos dentro e fora do país” declarou o prefeito. Na mesa ainda estavam o secretário de eventos, Deyvson César, e os vereadores Marcelo Bruno e Ubirajara Paz.

O ator José Ramos participou do evento conduzindo uma palestra sobre cultura. O ator, que também é professor do Senac e participa da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém há 30 anos, concorda com a lei federal que obriga aos municípios realizarem suas conferências . “É salutar” confirmou o ator. “É possível ter desenvolvimento econômico através da cultura” explicou José Ramos. Segundo ele, existem vários tipos de cultura. Da mesma forma temos tipos de patrimônios: material e imaterial. Mas a identidade é de suma importância para o desenvolvimento cultural de uma comunidade. “Moreno precisa buscar a sua. Infelizmente não vejo nada quando penso nesta cidade. Sei dos casarões, das reservas ecológicas. Mas falta um ícone para Moreno” indagou José Ramos.

Os presentes também puderam participar do debate em uma pequena rodada de perguntas. Alguns questionaram a ausência de ações do município para o setor, enquanto que outros demonstraram confiança na mudança do cenário após a realização desta conferência.

Publicado por Leonardo Rodrigo Araújo na data de 30/10/2009 às 09:51 e impresso na data de 29/03/2024.