Alerta por causa das chuvas

Quem viveu na pele a cheia do Rio Jaboatão em 2005 já fica assustado com qualquer chuva que caia na região. A Codecimo (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Moreno) fez um trabalho emergencial naquela ocasião e desde 2007 vem realizando a prevenção de riscos em vários pontos da cidade.

Esse ano já foi elaborado o plano de contingência para o inverno. O texto foi entregue ao prefeito Edvard Bernando e, a partir daí é que as secretarias começam a trabalhar em conjunto. Estarão envolvidos nesse mutirão: Infraestrutura; Serviços Públicos; Saúde e Desenvolvimento Social, além de Finanças e Imprensa. A população pode e dever ajudar nesse trabalho. Sempre que identificar uma situação de risco, o cidadão deverá ligar para a Codecimo, no telefone: 3535-6712. Uma equipe da Defesa Civil irá no local para fazer a vistoria.

Esse ano já foi identificado pelo menos 11 pontos de risco, além de duas residências com a eminência de desabamento caso chova forte. Além dessas situações, foram vistoriados locais sujeitos a deslizamentos e alagamentos. O resultado desse trabalho colocou Moreno no nível 2 de alerta. Outra preocupação é com Rio Jaboatão, que corta a cidade. Segundo o relatório, apesar da constante e prolongada precipitação pluviométrica, o nível do rio se mantém estável.

Mesmo assim, trabalhos de limpeza do rio e desobstrução de galerias estão sendo realizados. Outro ponto na qual a população pode ajudar, é não jogar lixo na rua. Com a participação de todos podemos evitar várias situações de riscos.

Publicado por Leonardo Rodrigo na data de 12/04/2010 às 10:18 e impresso na data de 29/03/2024.