Relembrando 2010

Chega ao final mais um ano. Do ponto de vista mais amplo, 2010 foi bastante agitado na cidade. Diversos acontecimentos modificaram o cotidiano dos morenenses, que nos últimos 12 meses puderam acompanhar fatos que, para alguns, deixou marcas.

Boa parte desses acontecimentos virou notícia aqui no leoecia.com. Foram aproximadamente 400 matérias dos principais fatos da cidade. Esse número contou com a ajuda dos internautas, que ao longo do ano participou com debates e sugestões de pauta.

Vamos a um pequeno resumo de como foi 2010 em Moreno.

Violência - O ano começou violento na cidade. Um garçom que trabalhava no Bar da Fava, no centro, foi assassinado logo após sair do local. A suposta guerra de traficantes na cidade também deixou seu saldo de mortos. Mas foram as investidas dos bandidos a casas e comércios que assustou a população. Em novembro, a cidade recebeu seu novo delegado. Mas o assunto, que chegou a ser debatido em audiência pública, e um dos pontos críticos é a falta de estrutura das policias em Moreno.

Prefeitura - O governo municipal realizou mudanças em suas secretarias. Na verdade, novidade foi mínima. O que houve realmente foi uma troca de cadeiras entre secretários, 14 no total. A prefeitura viu durante 2010 o repasse do Fundo de Participação do município cair, o que acabou comprometendo projetos e até o pagamento do funcionalismo. Em novembro a PMM perdeu o prédio do antigo SESI em uma ação de despejo.

Banco do Brasil - A agência morenense foi alvo de pelo menos quatro investidas de assaltantes esse ano. Apenas em uma delas um vigilante ficou ferido. Mas aconteceu em outubro a ação mais ousada dos bandidos, que utilizaram explosivos para arrombar os caixas eletrônicos do banco. Nem a proximidade com a delegacia foi capaz de inibir os assaltos.

Saúde - O setor andou mal nos últimos 12 meses. Além dos problemas com a falta de médicos nas unidades do município, os morenenses viram seu mais antigo hospital fechar as portas. A direção do Hospital e Maternidade Armindo Moura informou em junho que o local passava por reformas e por isso teria suspendido o atendimento. Mas o ano chegou ao fim e nada de previsão de reabertura da unidade.

Empresas - Em abril, a notícias de que novas empresas seriam instaladas na cidade, e que com isso, seriam gerados pelo menos três mil empregos, encheu de esperanças os moreneneses. Passada a euforia, vem a frustração de oito meses depois ver que nada de concreto foi feito. Há informações não oficiais, que o lançamento do novo distrito industrial, onde abrigará os empreendimentos, deve acontecer em janeiro.

Concursados - Foi apenas esse ano que os aprovados no concurso público da PMM de 2009 começaram a ser chamados. No total foram quatro chamados de diversos cargos em 2010. O ministério público teria dado um prazo até o final de dezembro para os comissionados fossem substituídos por concursados. Um levantamento feito mostra que pelo menos metade dos aprovados ainda não foi convocado.

Boate - Antes mesmo de abrir as portas, a Boate More Dance foi um dos assuntos mais discutidos do ano no site. A novidade divide opiniões. Pelo menos dois abaixo assinados foram criados: um contra e outro a favor. A boate deveria abrir as portas em novembro, mas devido a problemas na documentação teve que adiar sua estréia. O dono do local afirma sofrer perseguição de pessoas contrárias a casa noturna, mas que já esta tomando as medidas cabíveis para inaugurar a More Dance o mais breve possível.

Comunidade - A população sofreu com prestação de serviços precários de atividades essenciais. A água faltou nas torneiras diversas vezes ao longo do ano. Em alguns locais, foram quase 15 dias com a torneira seca. A lotação dos ônibus da cidade e os intervalos entre os coletivos também foram alvo de criticas dos internautas. Buracos? Era só andar pelas ruas de Moreno para encontrar, e talvez cair neles.

O trânsito e mototáxis ocuparam as páginas do leoecia.com em 2010. O site realizou enquete sobre a regulamentação do transporte sobre duas rodas, que deveria acontecer em dezembro. As infrações, como dirigir alcoolizado, só serão fiscalizadas com a convocação dos novos guardas municipais. Previsão é que isso deve acontecer já em janeiro.

Professores do município ficaram de greve por mais de dois meses. Eles reivindicaram, entre outras coisas, melhorias nas escolas e o pagamento do piso. Depois de muita negociação, as aulas foram retomadas em agosto.

O povoado de Massaranduba foi a primeira localidade da área rural do Moreno a ter urna em uma eleição. A novidade beneficiou aos moradores da localidade. Muitos gastavam, em eleições passadas, pelo menos 90 minutos para ir votar.

Chuvas - Desde 2005, quando a cidade viu sua maior enchente, muitos morenenses não conseguem dormir tranqüilos durante o inverno. Em ano, choveu forte na região fazendo com que o Rio Jaboatão subisse pelo menos quatro metros acima de seu nível normal. Nenhum estrago foi registrado, mas ainda assim a água invadiu algumas casas, desalojando algumas famílias.

Na próxima semana estarei divulgando os números do site em 2010.

Publicado por Leonardo Rodrigo na data de 31/12/2010 às 18:35 e impresso na data de 28/03/2024.