40 dias depois, nada de ajuda federal

Com a prisão do deputado com mais de R$ 10 milhões em sete malas, ficamos a pensar: aquele dinheiro representa pouco mais de 60% que o nosso município precisa para ser reconstruido. Pois é, passados 40 dias, nem sinal do dinheiro que o governo federal ficou de mandar para as cidades atigindas. Bem que aquele dinheiro encontrado com o deputado resolveria uma parte da situação da nossa cidade. Agora, imagine dos mais de 400 deputados que a câmara tem, apenas dezesseis fossem pegos cada um com aquela quantia, daria pra resolver a situação de todo o estado.

Deixando a utopia de lado, a realidade de Moreno é a seguinte: 1.558 pessoas atingidas, com 475 casas destruídas e 79 danificadas. Escolas públicas, particulares e centros comunitários também foram atingidos. A prefeitura contabiliza que 67 famílias estejam em abrigos municipais, e outras 200 tenham sido relocadas para casas de parentes. O município recebeu da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) 550 cobertore, 961 colchões, 792 cestas básicas e 3 mil roupas. Sem contar com a colaboração de empresas e da sociedade.

A prefeitura ainda terá que recuperar 8 km de estradas, além de vias públicas e calçadas destruidas pelas águas. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente preparou um relatório mostrando os prejuízos e o impacto que a enchente causou em Moreno. Este documento foi enviado para o governo federal com o objetivo de conseguir recursos para a reconstrução da cidade e suporte no atendimento as pessoas atigindas. Qualquer pessoa pode ler este relatório, já que a prefeitura o disponibilizou na internet. Seu endereço é: http://www.enchentesmoreno.rg3.net.

Contudo, o governo da cidade ainda mantém pontos de coleta de alimentos e material de higiene para atender as necessidades daqueles que estão nos abrigos, esperando que algum deputado doe uma daquelas malas para que possam assim, recomeçar suas vidas.

Publicado por Leonardo Rodrigo na data de 13/07/2005 às 00:00 e impresso na data de 20/04/2024.