Estudante busca resgatar parte de nossa história

Estudante do curso de mestrado de história na Universidade Federal Rural de Pernambuco, o jovem Romerito Arcoverde esta dando inicio a uma pesquisa a classe operária em Moreno. Esse é mais um trabalho que resgata nossa esquecida história. Quem puder contribuir com informações será muito bem vindo. Veja o resumo abaixo.

O projeto de pesquisa intitulado Trabalho, conflitos sociais e sociabilidade operária em Moreno. (1946-1964), aprovado na seleção de mestrado da Universidade Federal Rural de Pernambuco, relaciona-se à temática de estudos sociocultural do trabalho na perspectiva das resistências, lutas, sociabilidade e cotidiano.

A proposta da pesquisa é buscar dentro do espaço de trabalho têxtil da cidade do Moreno, na Sociètè Cotonnière Belge Bresilienne S.A., a questão da migração- seja de camponeses ingressando no ambiente fabril, de migrantes locais, regionais, nacionais ou internacionais-, analisar as questões da moradia operária e seus significados, assim como discutir de forma bastante generosa os conflitos e a sociabilidade operária.

Dessa forma pretendemos construir uma pesquisa histórica dentro das novas abordagens da historiografia que discute o trabalho, valorizando as ações dos sujeitos históricos no tecer dos conflitos e trazer para a discussão os novos territórios da história relacionada ao trabalho.

Assim, desejo contribuir para o estudo dos trabalhadores têxteis de Pernambuco, e de forma mais especifica, aos do município de Moreno, levando a produção historiográfica ao interior do Estado e somar forças a uma perspectiva histórica que tem os trabalhadores como partícipes ativos no processo histórico.

Operários têxteis como ativos sujeitos históricos. Homens e mulheres, cidadãos da cidade do Moreno. Assim sinto-me lisonjeado em está cursando um mestrado trabalhando um tema da minha cidade. Poucos são os historiadores que tem esse privilégio, eu, porém sou um deles. Quero levar o debate acadêmico para minha cidade, ouvi-la na Universidade.

Márcio Romerito da Silva Arcoverde
Mestrando em História pela UFRPE

Publicado por Leonardo Rodrigo na data de 17/03/2012 às 10:45 e impresso na data de 28/03/2024.