Estado promove XII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, promove, a partir da próxima segunda-feira (20), no Recife, e em Caruaru, a XII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência (SEPcD), cujo tema deste ano é “Pra viver não há limites”, inspirado no Plano Nacional “Viver sem limites”. A programação, que segue até a terça-feira (28), terá como foco o fortalecimento político do segmento. Com a iniciativa, a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, órgão que coordena o evento, contribuir para a construção de uma sociedade para todos, onde não existam barreiras arquitetônicas, sistemáticas e atitudinais que segreguem as pessoas em função de sua deficiência.

Segundo Laura Gomes, titular da SEDSDH, a grande novidade neste ano é a realização da 4° Conferencia Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entre os dias 20 a 22, no Recife Praia Hotel, no Pina, reunindo mais de 400 pessoas em torno dos desafios e conquistas do segmento. “A ação estimula a participação do indivíduo nos processo de tomada de decisão que afete diretamente sua condição”, destacou. Durante o evento, serão eleitos os delegados para a Conferencia Nacional que será realizada em dezembro no Distrito Federal.

Além dessa atividade, a XII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência (SEPcD) conta com campanhas educativas no metrô do Recife, orientações para usuários do PE Conduz (programa que garante transporte gratuito para pessoas com deficiência com alto grau de dificuldade de locomoção para tratamento de saúde na Região Metropolitana do Recife) e seus familiares, adesivaço na Praia de Boa Viagem, fórum de empregabilidade, em parceria com o Ministério do Trabalho, e visitação ao Memorial Luiz Gonzaga, com audiodescrição e intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais.

Plano Nacional “Viver sem Limites”– Lançado pela presidente Dilma Rousseff, no ano passado, visa favorecer a inclusão social e produtiva de cerca de mais de 45 milhões de pessoas no país. Ao todo, o plano vai investir até R$ 7,6 bilhões em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade, até 2014.

Publicado por Assessoria Sec. de Desenvolvimento Social na data de 20/08/2012 às 17:49 e impresso na data de 29/03/2024.