Tribunal anula decisão de juiz e retira candidatura de Vavá

Texto atualizado às 9:30 do dia 23/08/2012.

A disputa entre o PSDB e o ex-prefeito Vavá Rufino teve mais um capítulo na manhã da quarta, dia 22, quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu anular o registro de candidatura do tucano. A briga vem se arrastando desde julho quando o partido resolver intervir no diretório municipal, anulando a convenção majoritária.

O PSDB afirma que Vavá sabia que as intenções do partido era de não ter candidato a prefeito em Moreno. Já o ex-prefeito diz que tudo isso não passa de um golpe. Em Moreno, o tucano conseguiu uma vitória quando o juiz eleitoral deferiu sua candidatura, fazendo o partido recorrer. No TRE, os desembargadores foram unânimes ao dar provimento no recurso retirando a candidatura de Vavá e anulando a convenção majoritária.

A assessoria jurídica afirmou que o candidato irá recorrer da decisão do tribunal e que ele continua na disputa. A última esperança de Vavá para reverter o quadro é o TSE, a última instância eleitoral. Mas ainda tem um porém, a adminissibilidade do recurso. É quando uma apelação tem que preencher alguns requesitos para seguir para Brasília, caso contrário será mantida a decisão do TRE.

Em seu pedido de impugnação, o partido se apegou no seu regimento e em uma resolução CEN-PSDB 001/2012, publicada no Diário Oficial da União, em 10 de abril. No artigo 1º do documento, diz que: "o lançamento de candidaturas e formações de coligações nos município com até 50 mil eleitores em 31/12/2011, estará sujeita a análise e aprovação da comissão executiva estadual".

Nos próximos dias teremos novidades sobre o caso. Vamos aguardar.

Publicado por Leonardo Rodrigo na data de 22/08/2012 às 13:48 e impresso na data de 28/03/2024.