Flor do Eucalipto completa 12 anos revivendo antigos carnavais

Data: 03/09/2012 | Hora: 13:16 | Por: Leonardo Rodrigo


Tudo começou quando no carnaval de 2000 um grupo de foliões, acompanhando um dos blocos da cidade de moreno, ouvir a orquestra tocar “Madeira que cupim não rói” e “Sabe Lá o Ké Isso”. Quando essas duas músicas foram executadas percebeu-se uma empolgação geral daqueles que acompanhavam e de pessoas que olhavam o bloco passar. a partir daí perguntou-se: porque não fundar em moreno um Bloco Lírico?

A idéia foi amadurecida por quase sete meses e no dia 02 de setembro deste mesmo ano foi convocada uma reunião com o objetivo de discutir e fundar um Bloco Lírico, da qual participam dezoito pessoas. Nessa reunião foram discutidas as linhas gerais da agremiação bem como seus objetivos. Foi opinião unânime o fato de Moreno não possuir uma opção para se brincar um carnaval autêntico, onde se resgatasse nossas autênticas tradições e privilegiasse o mais importante representante da cultura popular pernambucana: “O Frevo”.

Nesse sentido, constatou-se que havia na cidade uma grande lacuna a ser preenchida e, portanto, a fundação do Bloco Lírico era só viável, mas sobretudo necessário para a alegria e satisfação dos foliões mais saudosos e fiéis às tradições do nosso carnaval. Duas semanas após a primeira reunião foi realizada a Segunda, da qual participaram cento e trinta pessoas, o que veio a reforçar e consolidar a idéia. Daí em diante não se parou mais. Foram várias reunião e eventos. Em uma delas foi eleito entre várias propostas, o nome oficial: BLOCO FLOR DO EUCALIPTO.

Em outra foi eleito o logotipo oficial: constituído de máscara formada por folhas de eucalipto, e as cores oficias, formadas por vermelho, verde e branco. Finalmente foi realizado um festival com objetivo de eleger a música que seria o hino oficial do bloco, e entre cinco concorrentes, foi eleita a música Bloco Flor do Eucalipto, com autoria de Erilson Oliveira.

Sua Orquestra e composta por Cavaquinhos, Banjos e Violões, Sax Alto, Sax Tenor, Clarinetes, Flauta, Trompete e Trombone, Caixa, Surdo e Pandeiro, liderada pelo Maestro Crisóstomo Santos que junto ao Coral Do Bloco Flor do Eucalipto, canta e encanta os amantes do frevo de bloco.

Como todos os anos, o desfile oficial do Bloco Flor do Eucalipto na cidade do Moreno, acontece na Sexta-feira um dia antes de Zé Pereira. Pois já virou tradição onde todos os Morenenses esperam ansiosos para ver com que fantasia estará a mais representativa Cultura Morenense, a lírica Flor de Moreno, o Bloco Flor do Eucalipto.

Durante esses 12 anos de existência, O Bloco Flor do Eucalipto já se apresentou em vários lugares do nosso estado como: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Gravatá, Bonito, Caruaru, no Festival de Inverno de Garanhuns, Rio Formoso, na FENEARTE, no AURORA DOS CARNAVAIS... por várias vezes ... Sempre levando alegria ao público, fazendo-os cada vez mais se apaixonarem por este ritmo que propaga melodia em forma de poesia.

Lançou o cd “Sinta Esta Saudade”, com música como: Hino do Bloco Flor do Eucalipto (Erilson Oliveira), Flor de Moreno (Dalva Torres e Romero Amorim), Amor de Outrora(Sérgio Crisóstomo e Crisóstomo Santos), Sonho Pierrot (Erilson Oliveira), Bloco da Paz (Manoel Santos e Erilson Oliveira), O Cheiro da Saudade (Marcelo Siqueira), Saudação a Moreno (Erilson Oliveira) que abriu espaço para compositores de nossa cidade escrever músicas para o nosso bloco.

Informações do site: http://espacoculturalmorenense.blogspot.com.br
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.