Moreno discute política da Ordem pública e Segurança Cidadã

Data: 13/02/2017 | Hora: 12:45 | Por: Assessoria de Imprensa - Prefeitura do Moreno


O plenário da Câmara Municipal ficou lotado na noite da quarta-feira (08.02). Lideranças comunitárias, religiosas, políticas e representantes das Policias Civil e Militar participaram de uma discussão sobre segurança pública e a implantação do Programa Moreno em Ordem, ação que visa reduzir os índices de violência no município.

O consultor em ordem pública e segurança cidadã, professor Júlio Cezar Lima foi o palestrante da noite. O tema desenvolvido foi "Uma Cidade em Ordem e Segura". Tendo em mãos um diagnóstico dos números da violência no município, o consultor mostrou que a situação sugere um esforço conjunto dos órgãos de segurança e da sociedade para resolver o problema. "Nos últimos anos a população vem convivendo com índices de criminalidade que são preocupantes em Moreno", disse Júlio Cezar.

Júlio Cezar destacou alguns fatores que levaram o município ao aumento dos índices de violência. Um dos principais, segundo o consultor, é a falta de investimento na educação. Pelos números mostrados, Moreno tem hoje cerca de 30 % de evasão escolar de crianças de 7 a 14 anos de idade. "Criança fora da escola é um fator condicionante da criminalidade. É preciso ir atrás dessas crianças em um processo de busca ativa e colocá-las em sala de aula", explicou o consultor.

O consultor mostrou outros fatores que fizeram o município de Moreno registrar um dos mais altos índices de violência da Região Metropolitana do Recife. Com experiências exitosas em outras cidades brasileiras, Júlio Cezar Lima acredita que já no primeiro ano de trabalho os resultados comecem a aparecer. "Nós não estamos trazendo propostas vazias e demagógicas para tentar dizer que estamos fazendo algo. Estamos plantando na mente da sociedade morenense uma semente para que no futuro ela possa ter uma cidade em ordem e segura", disse Júlio Cezar.

O secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã do Moreno, Elmo Freitas destacou a importância da participação dos diversos setores da sociedade para reduzir os números da violência no município. "É preciso construir uma grande rede de interatividade social para que os resultados possam aparecer. Estamos iniciando esse processo e acreditamos no êxito dessa ação.", afirmou Elmo.

O prefeito Vavá Rufino disse que Moreno está iniciando um processo importante em busca de uma cultura de paz. Ele falou da missão da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Segurança Cidadã e destacou a implantação do Programa Moreno em Ordem. "Ouvindo a população, as igrejas, os empresários, os poderes constituídos e a sociedade em geral, é possível estabelecer um caminho e encontrar solução para a questão social que interfere nos números da violência", disse o prefeito.

O Programa Moreno em Ordem congrega todas as ações relacionadas à ordem pública e segurança no município. A aproximação com a sociedade se dá com a formação de comissões municipais em diversas comunidades. Algumas ações emergenciais já foram iniciadas como a Operação Sossego e o ordenamento das calçadas no centro da cidade. O Moreno em Ordem tem previsão para ser lançado no início do mês de abril quando a atual gestão completa 100 dias de trabalho.
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.